segunda-feira, 4 de julho de 2011

4 de julho - Visita ao Vulcão Osorno

Hoje foi um dia especial! Primeira vez na vida que vi neve. Nunca havia visto, senão em fotos, nunca havia sentido.... confesso ter pensado que a emoção fosse maior, mas a primeira vez é sempre a primeira vez, pro bem e pro mal.

Este é o caminho que faço para ir à cidade todos os dias. A vista dos dois vulcões ao fundo é um bálsamo nas manhãs gélidas de Puerto Varas. Todos os dias todos dizem que este é um período de sorte pois desde sábado não chove, os dias têm sido lindos, o que não é usual por aqui. Segundo os especialistas, 220 dias por ano são de chuvas nesta região. Melhor assim.... a natureza me deu uma trégua e tenho aproveitado cada minuto para conhecer os locais.




A atividade industrial local é o cultivo do salmão. O cultivo do salmão é muito peculiar, ele é um peixe que nasce em águas doces e que depois migra para o mar, onde deve passar 2 anos até atingir o tamanho ideal. Aqui no Chile a desova dos salmões ocorre no cativeiro, em tanques de empresas produtoras de salmão, onde devem permanecer por 6 meses. Após este período eles vão para os lagos andinos, dentre eles o lago de Puerto Varas, e ficam em pequenas gaiolas onde devem permanecer por mais 6 meses. Após este período as empresas transportam, em caminhões tanques, os salmões para o mar, onde devem ficar por mais 2 anos em gaiolas até atingirem o tamanho adequado, em média 5kg. Além desta atividade econômica, tem também os produtores de leite, há muita criação de gado holandês no local. Esta região é a maior fornecedora de leite e derivados para todo o Chile.

Bem, vamos ao vulcão.

Abaixo as fotos do Vulcão Osorno e sua pista de esqui.



E torcer para o vulcão não entrar em atividade neste exato momento.... Olha a conjunção de vulcão, neve e lago...


Bem, no fim do dia, fui jantar uma massa, para recobrar as energias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário